terça-feira, 21 de junho de 2011

TUK TUKS





Tuk Tuk quer ser ecológico nos Estados Unidos

Com o mercado automotivo norteamericano passando por uma reviravolta, todas as atenções estão sendo voltadas para qualquer veículo que seja compacto ou econômico. E quando falo “qualquer veículo” me refiro a todos os tipos, até mesmo os famosos triciclos indianos. Isso mesmo! Os pequenos riquixás, como são conhecidos, estão com grande possibilidade de desembarcar no mercado estadunidense. O mais cotado, até o momento, é o Tuk Tuk, triciclo motorizado que serve como táxi e transportador de cargas em meio ao caótico trânsito das grandes cidades asiáticas.

De acordo com a Tuk Tuk USA, empresa responsável pela distribuição do veículos nos EUA, o modelo recebeu certificação da Agência de Proteção Ambiental e do Departamento de Transporte americanos atestando que seu padrão de consumo de combustível está de acordo com a legislação local. Contudo, testes de segurança como colisões e capotamentos serão exigidos e é aí que está o ponto fraco do triciclo.


O Tuk Tuk, que é resultado da mistura de uma scooter (frente) com um automóvel comum (traseira), é oferecido – onde é comercializado - em várias versões de acabamento que incluem configurações para 3 ou 12 passageiros. Com um motor de 650 cilindradas de origem Mitsubishi acloplado à um câmbio manual de cinco velocidades, o consumo médio do exótico veículo é de cerca de 23 km/l. Os Tuk Tuk também são oferecidos em versões picape, caminhão de lixo e van. Os preços, segundo a distribuidora, não ultrapassam os US$ 10 mil, ou seja, R$ 21 mil.

Há também a possibilidade de o modelo ser equipado com um motorização movida a GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), que inclui um pequeno compartimento extra de 11 litros para armazenamento do combustível, que adiciona 240 km na autonomia do Tuk Tuk. Para agradar os americanos poderão se incluídos itens como trasmissão automática, freios a disco nas três rodas, aquecimento, cortinas, rodas de liga-leve ou cromadas e pneus off-road para neve. Capa de proteção personalizada e equipamento de áudio, estão entre os opcionais.

Por Dyogo Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...