terça-feira, 21 de junho de 2011

RICKSHAWS OU RIQUIXÁS



Riquixás (ou RICKSHAWS ) são um modo de transporte de tração humana : um corredor faz uma de duas rodas carrinho com capacidade para uma ou duas pessoas. Riquixás são comumente feitas com bambu. A palavra veio do rickshaw Ásia , onde foram utilizados principalmente como meio de transporte para a elite social. Nos últimos tempos o uso de rickshaws tem sido desencorajado ou proibido em muitos países devido à preocupação com o bem-estar dos trabalhadores rickshaw. [ 1 ]
Runner-riquixás puxados principalmente ter sido substituído por riquixás e riquixás . O termo "riquixá" é hoje comumente utilizado para esses veículos também.
A palavra "rickshaw" origina-se da japonesa palavra jinrikisha ( 人力车 , 人 jin = humano, 力 riki = poder ou força, 车 sha = veículo), que literalmente significa "veículo de tração humana".

Riquixás foram vistos pela primeira vez no Japão por volta de 1868, no início da Restauração Meiji . Ele logo se tornou um meio de transporte popular, já que eles eram mais rápidos do que o utilizado anteriormente palanquins (e o trabalho humano era consideravelmente mais barato do que a utilização de cavalos).
A identidade do inventor permanece incerto. Algumas fontes dão-americanos da American ferreiro Albert Tolman , que se diz ter inventado o rickshaw em torno de 1848 em Worcester , Massachusetts para um missionário , outros afirmam que Jonathan Scobie (ou Jonathan Goble), um missionário americano para o Japão, inventou o rickshaw por volta de 1869 para transportar sua esposa inválida pelas ruas de Yokohama . Outros estudiosos pensam que é Izumi Yosuke , um restaurateur em Tóquio, em 1869. Nenhuma dessas datas, no entanto, são tão cedo quanto as fontes francesas.

Outros ainda dizem que o riquixá foi projetado por um pastor evangélico americano em 1888. Este é, sem dúvida, incorreta, para um artigo de 1877 de um New York Times O correspondente em Tóquio afirmou que o " jin-riki-sha , ou mão-de-carro "estava em uso popular atual, e provavelmente foi inventado por um americano em 1869 ou 1870.
Fontes japonesas, muitas vezes de crédito Izumi Yosuke, Suzuki Tokujiro e Takayama Kosuke, que se diz ter inventado os riquixás em 1868, inspirados nas carruagens de cavalos que tinham sido introduzidas para as ruas de Tóquio pouco antes. A partir de 1870, o governo de Tóquio emitiu uma permissão para construir e vender rickshaws a estes três homens, o selo de um desses inventores também era exigida em cada licença para operar um riquixá.

Em 1872, cerca de 40.000 riquixás estavam operando em Tóquio, eles logo se tornou a principal forma de transporte público no Japão. (Powerhouse Museum, 2005; A história Jinrikisha, 1996)

Por volta de 1880, os riquixás apareceram na Índia , primeiro em Simla e, 20 anos mais tarde, em Calcutá (agora Kolkata ). Aqui eles foram utilizados inicialmente por comerciantes chineses para o transporte de mercadorias; em 1914 os chineses requisitaram uma permissão para usar rickshaws para o transporte de passageiros. Logo depois, os riquixás apareceram em muitas grandes cidades do Sudeste Asiático ; puxando um riquixá era normalmente o primeiro trabalho de camponeses que migravam para essas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...