quinta-feira, 23 de junho de 2011

ANIMAIS SAGRADOS

Festival do elefante


O elefante é um animal sagrado para os indianos. Considerado símbolo de sabedoria, é comum utilizar peças com sua imagem como amuleto de boa sorte.
É considerado pela tradição um dos melhores amuletos para combater a inveja e o olho gordo.
Os antigos ainda agregavam a cor vermelha ao elefante, e diziam que um elefante vermelho de costas à porta de entrada, não permitiria que energia negativa nenhuma se aproximasse. E com a tromba para cima.

Em Jaipur é celebrado no mês de março o Festival do elefante onde pode-se contemplar este animal em procissão formosamente enfeitado.
A festa começa com uma procissão de elefantes, camelos e cavalos, seguido pelo povo alegre e por bailarinos.Na festa, os eventos são as corridas de Elefantes, jogos de pólo com elefantes e cabos de guerra entre homens e elefantes.



No hinduísmo existe um grande respeito pelos animais, sobretudo pela vaca, o macaco e a serpente. Estes animais são considerados sagrados, porque de preferência é neles que a divindade costuma se manifestar. A vaca também é sagrada porque representa o último estágio da alma no mundo, antes de atingir a divindade. Além disso, a vaca é consagrada à deusa do amor e é símbolo da maternidade.



Para os antigos indianos, as aves a voar alto no céu eram uma fonte de inspiração. Associavam-nas muitas vezes com o sol. Com o desenvolvimento do hinduísmo, o poder do sol foi representado por um ser mitológico meio homem, meio ave, chamado Garuda. Milhares de anos depois, alguns imperadores mulçumanos da Índia se interessaram tanto por aves que mandavam buscar as variedades incomuns das terras distantes e determinavam aos seus pintores e escultores que as reproduzissem com realismo.

A SERPENTE NAJA



A Serpente Naja e muito retratada ao redor do pescoço e da cintura do Senhor Shiva. Ela é a mais mortal das serpentes, isto simboliza que Shiva dominou a morte e tornou-se imortal.

Na Yoga, a serpente representa a energia do fogo Kundaliní subindo pela coluna e ativando os chakras, produzindo a iluminação (samadhi), um estado de consciência expandida.



Esta é uma serpente encontrada em um templo em Karnataka, Índia. Olhando como uma criatura da mitologia, animais de várias cabeças ocorrem na vida real, como gêmeos siameses ou parasitárias. Não é só na mitologia que as criaturas são dadas a ter duas ou mais cabeças. Esta condição, onde um animal ou ser humano que tem mais de uma cabeça é denominado como polycephaly causado devido a anomalia do desenvolvimento durante a mutação genética.
O termo Polycephaly é uma condição de ter mais de um cabeça. O termo é derivado do hastes poly- significando “muitos” e kephal-significar a “cabeça”, e abrange bicephaly e dicephaly (ambos que consultam a two-headedness). Uma variação é um animal carregado com duas caras em uma única cabeça, uma circunstância sabida como diprosopus. Em termos médicos esta pode ser uma desordem congênita cefálica. Muitas mitologias como hindus, chineses, gregos, etc já tinham referências em seus registros de serpentes com cinco cabeças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...